Apresentação do CAPPSP

O Clube de Atiradores do Pessoal da Polícia de Segurança Pública (CAPPSP) é um clube de Tiro Desportivo, filiado na Federação Portuguesa de Tiro com o n.º 56 e tem como principais objetivos:

  • A promoção, divulgação e prática do tiro desportivo por parte dos elementos da Policia de Segurança Pública (PSP) e seus familiares, quer na vertente do tiro de precisão, quer na vertente do tiro prático;
  • Consolidar-se como o melhor a nível nacional nas duas vertentes anteriormente mencionadas, garantido, simultaneamente, as melhores condições para os seus atletas.

Clube cujas origens remontam ao antigo Grupo Desportivo da PSP, criado em 1989 e então na dependência da Direção Nacional da PSP. Face à Lei de bases do desporto Nacional e aos Estatutos da Federação Portuguesa de Tiro, adotou a designação de CAPPSP, em 2006, com estatutos próprios e autonomia financeira e administrativa, mantendo-se filiado na FPT. Continuou a ostentar a designação e o símbolo da Polícia de Segurança Pública, muito em parte devido aos valores e princípios com que se identificavam todos os que fizeram parte do clube desde o seu início. E foi precisamente do orgulho em pertencer a uma instituição centenária e alicerçada naqueles mesmos ideais que se manifestou a vontade de perpetuar este vínculo.

Atualmente e tendo em vista o cumprimento dos Estatutos aprovados em Assembleia Geral por todos os sócios, o Clube executa um plano anual de ações, de acordo com os objetivos traçados pela Direção, resumindo-se a sua atividade nos seguintes pontos:

  • Contribuir para o fomento e desenvolvimento do tiro em Portugal nas suas duas vertentes - IPSC e ISSF;
  • Desenvolver esforços para a rentabilização e motivação dos seus associados;
  • Efetuar a renovação da equipa de forma gradual e sustentada;
  • Continuar a organizar provas ISSF e IPSC para obter fundos que lhe permitam a autonomia financeira necessária para sustentar as atividades desenvolvidas, uma vez que os apoios externos são inexistentes;
  • Participar em torneios e provas de âmbito nacional e internacional.

Para melhor perceção do panorama e da realidade do tiro desportivo em Portugal importa salientar que o CAPPSP se encontra filiado na Federação Portuguesa de Tiro e esta encontra-se filiada em várias Organizações Internacionais, entre elas as duas mais importantes Organizações Mundiais (ISSF e IPSC), que regem as principais modalidades de tiro: Tiro de Precisão e Tiro Prático.

Projectos futuros

O projeto do CAPPSP passa essencialmente por consolidar o Clube como uma referência do Tiro em Portugal, privilegiando a formação de novos valores e a difusão da modalidade, sendo para tal imprescindível a associação com parceiros de reconhecido mérito e prestigio noutras áreas da sociedade, algo que pretendemos levar a cabo com dedicação e empenho e que será pioneiro na história do Clube.

Nesta linha de atuação e para a prossecução de tais objetivos é fundamental:

  • A captação de novos valores;
  • A manutenção dos níveis competitivos;
  • O estabelecimento de contactos institucionais permanentes;

Nas últimas duas décadas a história do clube e do tiro desportivo nacional confundem-se de tal ordem devido aos êxitos desportivos alcançados, que são por si só uma prova inequívoca do potencial de promoção e visibilidade que o clube proporciona, mas acima de tudo do universo de pessoas a que chega e do abrangente meio em que se move.

CAP PSP

O Clube de Atiradores do Pessoal da Polícia de Segurança Pública (CAPPSP) é um clube de Tiro Desportivo, filiado na Federação Portuguesa de Tiro.

Contactos

Mapa